Programação: festival “Cultura de Todos os Cantos” exalta a diversidade cultural paulista

Programação: festival “Cultura de Todos os Cantos” exalta a diversidade cultural paulista

Evento gratuito transmitido no portal ACidade ON promove música, gastronomia, literatura e esporte das comunidades que formaram a cultura paulista

Divulgação
O festival Cultura de Todos os Cantos valoriza a importância dos cenários culturais que compõem as cidades do interior de São Paulo.

Legenda: O festival Cultura de Todos os Cantos valoriza a importância dos cenários culturais que compõem as cidades do interior de São Paulo. Crédito: Divulgação

Viajar pela história das principais culturas paulistas sem sair de casa: este é o convite do festival “Cultura de Todos os Cantos”, que inicia-se nesta sexta-feira, dia 05/03 e segue até domingo, dia 07/03, com transmissão gratuita on-line transmitido pelo portal ACidade ON.

Com cinco horas e meia de programação diária, sempre das 12h30 às 18h, a proposta é apresentar ao público, durante o fim de semana, três das culturas que ajudam a compor a identidade das cidades do interior paulista: a nipo-brasileira, a afro-brasileira e a nordestina.

O festival dará espaço para apresentações diversas das três culturas, com muita música, dança, gastronomia, literatura, artesanato e esporte. No total, estão programadas mais de 30 apresentações distribuídas entre os três dias de evento: sexta-feira (05/03) é o dia da cultura nipo-brasileira, sábado (06/03) é a vez da cultura afro-brasileira e, no domingo (07/03), a cultura nordestina encerra a programação.

A programação tem como objetivo principal dar força e reconhecimento às diferentes comunidades culturais que se instalaram nas cidades paulistas ao longo dos anos, garantindo espaço de apresentação para os grupos e artistas participantes, e também difundindo a importância destas comunidades culturais para a construção do Estado de São Paulo. Paulo Blisa, produtor executivo do festival “Cultura de Todos os Cantos”, destaca o evento democrático e de grande importância no cenário cultural das cidades, diante de tantas dificuldades que o setor vem enfrentando devido à pandemia. “Estamos movimentando essa cadeia do setor de eventos, que foi e ainda está sendo muito prejudicada por causa da pandemia”. Além disso, ele acrescenta que o festival dá visibilidade às principais expressões artísticas e culturais das comunidades que retratam uma composição rica e diversa das identidades e povos que ganharam espaço no cenário paulista. “A miscigenação de culturas contempla muito mais que a música sertaneja. O interior do Estado de São Paulo é formado por diferentes culturas e o projeto valoriza esta diversidade”, diz.

Por ser inteiramente on-line e gratuito, o alcance do festival é amplo e irrestrito. Além disso, as apresentações ficarão disponíveis posteriormente nas plataformas, ajudando na disseminação das culturas que compõem o cenário. O evento mostra as diferentes faces dos universos afro-brasileiro, nipo-brasileiro e nordestino, ampliando o espaço de fala e o acesso e difusão da informação.

O festival “Cultura de Todos os Cantos” é realizado pela OA Eventos e tem o objetivo de fortalecer e mostrar a importância das comunidades na história das cidades e na construção deste país tão diverso que é o Brasil. Nos últimos meses, a OA Eventos promoveu eventos musicais e também com o intuito de divulgar informações sobre empreendedorismo e o oferecimento de soluções para os setores mais prejudicados na pandemia, como o de eventos e turismo.

Confira programação completa

Programação festival “Cultura de Todos os Cantos”

05/03/2021 (sexta-feira)

CULTURA NIPO-BRASILEIRA

Divulgação
O evento mostra as diferentes faces dos universos nipo-brasileiro através da música, culinária e esporte.

O evento mostra as diferentes faces dos universos nipo-brasileiro através da música, culinária e esporte. (Foto: Divulgação)

Para abrir o festival na sexta-feira, a cultura nipo-brasileira exibe apresentações esportivas de Aikidô, Judô, Karatê e Kendô, seguida de apresentações de artesanato, música, culinária, dança, língua, caligrafia e, para finalizar, acontecerá a apresentação de percussão, chamada Taikô.

Confira a programação completa

Aikidô: modalidade de artes marciais fundado por Morihei Ueshiba, na década de 1940, resultado de seu intenso treinamento em diversas artes marciais japonesas e sua profunda evolução espiritual.

Judô: modalidade criada em 1882, pelo educador, professor Jigoro Kano, que procurou sistematizar técnicas do jujitsu e fundamentar sua prática em princípios filosóficos, visando o aperfeiçoamento humano.

Karatê: modalidade de luta com “mãos vazias”, sua tradução literal. Utiliza-se também dos cotovelos, joelhos e pés.

Kendô: arte marcial praticada pelos antigos samurais, baseada no uso do kataná (espada japonesa).

Artesanato: realizado com diferentes técnicas; algumas utilizam materiais e motivos tipicamente japoneses.

Ikebana: arte de vivificar flores e plantas, tornando-as mais belas e harmoniosas.

Origami: arte de dobrar papel e transformá-lo em variadas figuras, como animais, flores, objetos utilitários, figuras geométricas e decorativas.

Coral japonês: apresentação do Coral do Fujin-kai (departamento de senhoras) do Nipo, que cantam pelo simples prazer de celebrar a vida cantando.

Karaokê: apresentação individual de cantores, campeões de diversas categorias. Repertório: música japonesa.

Yakisoba: receita prato típico japonês, feito com macarrão, carnes, legumes e molho especial.

Imagawayaki: preparação de um doce típico japonês: massa de pão de ló, recheada com doce de feijão azuki ou creme.

Yosakoi-soran: dança contemporânea japonesa, inspirada nas músicas antigas, porém com arranjos e figurinos modernos.

Odori: Dança clássica e folclórica japonesa, de vários estilos e regiões do Japão.

Língua japonesa: apresentação do curso de idioma e as vantagens de quem domina a língua na hora do intercâmbio cultural.

Shodô: arte caligráfica japonesa (ideogramas) com pincel e tinta à base de carvão vegetal.

Taikô: show de percussão, tendo como instrumento o tambor japonês.

Taikô II: apresentação do grupo de percussão formado por adolescentes e jovens.

 

06/03/2021 (sábado) 12h30 às 18h00

CULTURA AFRO

 

Divulgação
A cultura afro-brasileira é reconhecida entre as diferentes comunidades culturais presentes no território do Estado de São Paulo.

A cultura afro-brasileira é reconhecida entre as diferentes comunidades culturais presentes no território do Estado de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Para o sábado afro-brasileiro, a abertura do evento é com a culinária do chef Marcelo Reis, seguida de apresentações musicais de Samba e batalha de DJs. Logo depois, acontece um bate-papo sobre a história do escravizado Elesbão. Mais tarde, é a vez da dança, com apresentações de samba-rock, capoeira, dança Jongo e cultura Rap. O dia é encerrado com a performance cultural da música negra internacional dos anos 80/90.

Confira a programação completa:

Culinária: o Chef Marcelo Reis ensina o Bunny Chow, lanche típico da África do Sul.

Apresentação musical da Cultura do Samba com Ilcéi Mirian & Grupo Bambas do Samba.

Apresentação em forma de batalha dos Djs PJ e Mauricio Toneti.

Bate-papo com o Pesquisador Valdir Oliveira sobre o escravizado Elesbão.

Apresentação do Grupo de Dançarinos de Samba-rock.

Apresentação da academia de Capoeira Coquinho Baiano Crescendo Gingando.

Apresentação de dança da Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Apresentação do Rapper GREGORY & Grupo Ments.

Apresentação do Grupo 8090, com o Movimento LGBTQIA + Juventudes.

07/03/2021 (domingo)

CULTURA NORDESTINA

Telma Queiróz Alegria e cores: cultura nordestina tem é composta por muitos elementos que expressam sua diversidade.

 

Alegria e cores: cultura nordestina tem é composta por muitos elementos que expressam sua diversidade. (Foto: Telma Queiróz)

O domingo nordestino começa com culinária, seguida da leitura de cordel. Os pequenos têm vez com a apresentação de contos de fadas nordestinos através de um espetáculo poético e brincante. A diversidade da cultura é exaltada com a apresentação de cirandas, cocos, trava-línguas, frevos e maracatus. O artesanato se apresenta na forma de bonecos mamulengo e para finalizar toda a programação do festival em alto astral, uma apresentação musical de forró pé-de-serra.

Oficina culinária de escondidinho nordestino.

Espetáculo Mulher Nordeste leituras dramáticas, esquetes teatrais e cordéis femininos.

Espetáculo Infantil Encantos Nordestinos contos de fadas nordestinos escritos em literatura de cordel.

Espetáculo Cordel em Movimento apresentação dinâmica de várias artes nordestinas com cirandas, cocos, trava-línguas, frevos, maracatus e muito mais.

Oficina de Bonecos Mamulengo

Show Arrasta o pé em casa Forró

 

Sobre o Grupo EP

Grupo EP é formado por empresas dos setores de mídia (EP Mídia – EPTV, sites Globo e ACidade ON, rádios CBN e Jovem Pan, OA Eventos e participação na Rede Bahia), agronegócio (EP Agro – Ester Agroindustrial, empresa centenária do setor sucroalcooleiro controlada pela mesma família) e investimentos digitais e de tecnologia (EP Ventures), além do Instituto EPTV, responsável pelas ações de responsabilidade social do grupo.

EP Mídia é formada por um conglomerado de mídia fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP), há 41 anos, e com atuação nas regiões de Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Central (SP) e Sul de Minas. Fazem parte as emissoras de TV e afiliadas da Globo: EPTV Campinas, EPTV Ribeirão, EPTV Central e EPTV Sul de Minas e sites Globo. Além da atuação em TV, o Grupo EP marca presença no rádio: CBN Ribeirão, CBN Araraquara, CBN São Carlos e Jovem Pan Ribeirão. Neste portfólio multiplataforma do Grupo EP fazem parte também o portal ACidade ON, com foco no hiperlocalismo, e a empresa de eventos Oceano Azul. Este conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país. (Fonte: Cobertura EPTV 2020 | IPC Maps 2020). 

O Grupo EP tem também participação societária na Rede Bahia.

Grupo EP – Credibilidade é tudo

Redação @nordestinospaulistanos 

Por Mariana Cruz – Agência Era 

Related Posts

  • All Post
  • Agenda São Paulo
  • Aprochega Aqui
  • Arte
  • Artesão
  • Bem Estar
  • Brasil
  • Celebridade
  • Cidadania
  • Confeitaria
  • Cultura
  • Cultura Nordestina
  • Cultura Paulistana
  • Curiosidades da Região Nordeste
  • Curta São Paulo
  • Curta São Paulo
  • Dicas de Livros
  • Entretenimento
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Forró
  • Gastronomia
  • Gastronomia Brasileira
  • Gastronomia Nordestina em São Paulo: Dicas de Restaurantes
  • Gastronomia Paulistana
  • Lançamentos
  • Música
  • Notícias
  • Popular
  • Produtos Nordestinos em São Paulo
  • Receitas
  • São Paulo
  • São Paulo
  • Sertaneja
  • Sons do Nordeste
  • Sport
  • Teatro
  • Technology
  • Tecnologia da Informação
  • Travel
  • Trending
  • Um Nordeste em São Paulo
  • Viagem
  • Viagem São Paulo
  • Vídeos
    •   Back
    • Agenda Nordeste
    •   Back
    • Agenda São Paulo
    •   Back
    • Nordeste
    • Agenda Nordeste
    •   Back
    • Sertaneja
    •   Back
    • Viagem São Paulo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Links utéis

Receba nossas novidades

Edit Template

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Popular Posts

No Posts Found!

Trending Posts

No Posts Found!

© 2010 NordestinosPaulistanos 

Find Your Way!

Categories

Tags