De Luciano Huck à Virginia, dancinha viraliza entre os famosos e chega ao Top 5 Global Viral Diretamente de Porto Alegre, o Grupo Chocolate vive o maior momento de sua carreira ao conquistar o Brasil — e ultrapassar fronteiras — com o sucesso “Alô Virgínia”, parceria com o Turma do Pagode. Com seis anos de estrada, o grupo formado por Luiz, Matheus, Gabriel e Leo transforma a força do pagode gaúcho em um fenômeno nacional e internacional. A faixa alcançou o TOP 5 da playlist “Hits Virais” do Spotify Global, além de figurar entre as músicas mais virais no Brasil e em Portugal, assumindo a segunda posição em ambas e consolidando o impacto do grupo nas plataformas. Atualmente, o Chocolate soma 3,4 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 320 mil seguidores no Instagram, números que refletem o crescimento acelerado impulsionado pelo hit. Grande parte desse sucesso vem dos aplicativos de vídeo, onde a música viralizou por conta da dancinha, que rapidamente caiu no gosto do público. O movimento ganhou proporções ainda maiores quando chegou à própria Virgínia, inspiração da canção, que abraçou o hit e passou a divulgá-lo diariamente em suas redes sociais. Nos últimos dias, “Alô Virgínia” ganhou novos holofotes durante a viagem da influenciadora a Trancoso, onde ela curte o fim de ano ao lado do namorado Vini Jr.. O destino virou ponto de encontro de diversos famosos, como Éder Militão, Luciano Huck, que também entraram na onda da música. Na festa pré réveillon promovida por Virgínia, o hit foi cantado por Nattan, que deu show, e dançado pelos convidados, gerando ainda mais repercussão nas redes. Além desses famosos, muitos outros também caíram na dança e postaram vídeos nas redes sociais, entre eles: Adriane Galisteu, Ticiane Pinheiro e Rafa Justus, Carlinhos Maia, Lucas Paquetá e sua mulher Duda Fournier, Patricia Abravanel, Ludmilla, Alvaro, David Brazil, Bia Napolitano, Tília, Renato Sertanejeiro, Lucas Rangel, Hebert Gomes, Duda Reis, Liz Macedo, Jaquelline, Julia Puzzuoli, Samara Pink, entre muitos outros. O sucesso nasceu do audiovisual “Do Nosso Mundo”, gravado em outubro, em Porto Alegre, projeto que marca um capítulo importante da trajetória do grupo e de onde surgiu “Alô Virgínia”, em feat com o Turma do Pagode. Com identidade, carisma e um crescimento orgânico impressionante, o Grupo Chocolate consolida seu nome como um dos grandes destaques do pagode atual e um dos principais fenômenos virais do momento. Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim Por Leticia Leme Créditos: Applause
🎶 João Neves lança projeto acústico “PQP – Preparado, Querendo & Pronto”
Com participação especial de Rionegro, o projeto nasce da resenha sertaneja e se transforma em uma experiência contínua, feita para ouvir do começo ao fim João Neves apresenta ao público o projeto acústico “PQP – Preparado, Querendo & Pronto”, um trabalho que nasce de forma espontânea, a partir das tradicionais resenhas musicais realizadas na Fazenda Rionegro. A ideia surgiu em uma conversa entre amigos e familiares durante um desses encontros, quando João foi incentivado a transformar aquele clima de churrasco, música e convivência em um projeto audiovisual. Duas semanas depois, o artista estava gravando o trabalho exatamente como ele acontece na vida real. Registrado no dia 05 de novembro de 2025, o projeto foi gravado em formato de roda, simulando um churrasco entre amigos, em um salão de festas da própria fazenda, mantido em sua configuração original. A proposta foi simples e verdadeira: microfonar, apertar o play e deixar a música acontecer, preservando o clima de proximidade, conversa e naturalidade que marca esses encontros. O repertório reúne regravações de músicas que fazem parte da trajetória e das referências musicais de João Neves, com canções do sertanejo dos anos 2000, sucessos consagrados do gênero e releituras que ganham nova identidade com uma sonoridade que mistura sertanejo e influência country. O projeto traz arranjos com violino, sanfona, violão, baixo e cajón, elementos que ajudam a construir uma atmosfera leve, acolhedora e ao mesmo tempo sofisticada. Entre as faixas estão releituras como “Rodopiou” e “Aperta o Pé”, além de outras músicas que fazem parte das resenhas realizadas na fazenda. O projeto também traz participações especiais de Rionegro, que divide os vocais com João Neves nas músicas “Só Eu Sei”, “Fim de Semana” e “Fui Eu”, e de João Vitor, da dupla João Vitor & Gustavo, na canção “Te Esquecer É Impossível”, ampliando ainda mais a conexão afetiva e musical do repertório. “PQP- Preparado, Querendo & Pronto” também inclui duas músicas autorais de João Neves, “Só Uma Noite” e “Tatuagem de Leão”, que integram o álbum “Sem Fronteiras”, projeto que seguirá sendo lançado ao longo dos próximos meses. Aqui, as faixas ganham uma nova leitura, inseridas dentro da proposta acústica e intimista. Pensado para acompanhar o público em momentos de lazer, especialmente no verão, o projeto foi concebido para ser ouvido do começo ao fim, sem interrupções. Com aproximadamente 50 minutos de duração, o audiovisual convida o ouvinte a dar o play e deixar a música seguir, seja no YouTube ou nas plataformas de áudio, como trilha sonora para encontros, churrascos e reuniões entre amigos. O nome do projeto, “PQP- Preparado, Querendo & Pronto”, surge de uma expressão recorrente de João Neves e carrega também um tom bem-humorado, reforçando a identidade leve e descontraída do trabalho. Com este lançamento, o artista entrega um projeto verdadeiro, afetivo e próximo, que valoriza a essência da música sertaneja feita em roda, com conversa, emoção e conexão real e já está disponível de forma completa em todas as plataformas de áudio e no canal oficial de João Neves no YouTube. Contatos – João Neves Shows: Mega Produções Artísticas: Renato Tanger 016 -99223-2106. Canal Oficial do YouTube – https://www.youtube.com/@Jo%C3%A3oNevesCantor Instagram – @joaonevescantor Facebook: https://www.facebook.com/joaonevescantor Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim Por Fabiana Villela Foto:Créditos: Lelo Teófilo
“Zoo São Paulo e Simba Safari espalham alegria neste Natal entre os animais”
Foram entregues árvores de frutas, bonecos de neve feito de melancia e outros itens natalinos distribuídos nos habitats como atividade de enriquecimento ambiental O clima de Natal já tomou conta do Zoológico de São Paulo, que preparou uma ação especial tanto para os animais quanto para o público. Os moradores do parque estão sendo presenteados com itens de enriquecimento ambiental com a temática natalina. São estruturas elaboradas a partir de elementos naturais, como árvores ornamentadas com frutas, pinhas e outros materiais cuidadosamente selecionados. A iniciativa integra uma tradição do zoológico e faz parte das atividades de bem-estar animal. O enriquecimento ambiental é uma prática fundamental para estimular os sentidos, a cognição e a movimentação dos animais, além de incentivar comportamentos naturais e contribuir para uma rotina saudável das espécies. Durante o período comemorativo, animais como lobos-guarás, suricatas, tigres, hipopótamos, araras, primatas, entre outros, têm a oportunidade de interagir com os “presentes”, explorando novas texturas, sabores e estímulos. A ação reforça o cuidado com os animais e também proporciona uma experiência encantadora para crianças e adultos que visitam o Zoológico de São Paulo. Confira os valores das ofertas de Natal As ofertas são válidas até o dia 5 de janeiro, e os ingressos tem validade de 90 dias. Serviço Funcionamento dos parques a partir do dia 20 de dezembro: Zoo São Paulo: aberto todos os dias das 8h30 às 17h30 (visitação até às 18h30); Jardim Botânico: aberto todos os dias das 9h às 17h (visitação até às 18h); Simba Safari: aberto todos os dias das 8h às 17h30 (visitação até às 18h30). (horários especiais em 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro) Site para compra de ingressos – Zoo SP e Simba Safari Endereços: Zoológico de São Paulo: Av. Miguel Estéfano, 4241 – Água Funda. Jardim Botânico de São Paulo: Av. Miguel Estéfano, 3031 – Água Funda. Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim Por Vivian – Zoo São Paulo e Simba Safari Foto:Divulgação Zoo São Paulo
Forró em destaque: Derradeiro de Maio anuncia novas datas e Encontro das Sanfonas revela agenda internacional 2026
Derradeiro de Maio confirma duas datas e Encontro das Sanfonas anuncia turnê em 2026 No dia nacional do forró, dois grandes projetos que valorizam o ritmo mais nordestino e um dos principais do Brasil anunciam novidades para 2026: o Derradeiro de Maio vai acontecer em duas datas enquanto o Encontro das Sanfonas vai percorrer o Brasil em turnê levando o forró pelo país o ano inteiro. Criado pelo cantor e compositor Dorgival Dantas para valorizar a cultura nordestina e o forró, o Derradeiro de Maio chega à sua quarta edição, na Fazenda Tome Xote, em Olho D’água do Borges, ainda mais fortalecido e agora sendo realizado nos dias 15 e 16 de maio com uma programação formada por grandes artistas e marca a abertura oficial do São João no Nordeste. Além disso, ele está inserido no upfront 2026 da Rede Globo como um dos produtos oficiais da emissora ao lado de grandes festivais como Rock In Rio e Lollapalooza e faz um resgate da cultura do Nordeste. Já o Encontro de Sanfonas com turnê confirmada vai percorrer algumas cidades do Brasil levando o melhor do forró o ano inteiro com as sanfonas e o talento de Dorgival Dantas, Waldonys e Flávio José, três dos principais nomes do ritmo reunidos em um dos projetos mais marcantes da música brasileira. Em breve, serão divulgadas as datas e locais por onde o Encontro vai passar ao longo de 2026. O Encontro vem com a proposta de celebrar a tradição da sanfona e destacar três de seus maiores nomes, que é mais que uma reunião, pois representa uma verdadeira viagem pelas raízes culturais do Nordeste com emoção, poesia, alegria e a força contagiante do forró. E no dia nacional do forró, as novidades do Derradeiro e do Encontro chegam como um verdadeiro presente ao público e mostra que o ritmo mais nordestino está vivo e presente o ano todo. Mais informações sobre o Derradeiro de Maio e o Encontro das Sanfonas estão disponíveis nos perfis oficiais @encontro.sanfonas e @fazendatomexote no Instagram. Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim Por BF Comunicação – Bete Ferreira
Luan Santana faz história em Londres e encerra turnê com recorde de público
Ícone da música brasileira lota a lendária Ovo Arena Wembley, palco de grandes nomes como Queen, Madonna e Beyoncé Luan Santana encerrou com chave de ouro sua turnê pela Europa, neste domingo (2), em um marco inesquecível para a música brasileira: o cantor esgotou os ingressos da Ovo Arena Wembley, em Londres, um dos palcos mais emblemáticos do mundo, que já recebeu lendas como Queen, Michael Jackson, The Rolling Stones, Madonna e Beyoncé. Com a casa completamente lotada, Luan fez história ao atingir o maior recorde de público de um artista brasileiro na capital inglesa, consolidando de vez sua trajetória internacional. O show, parte da turnê “Luan Ao Vivo na Lua”, reuniu fãs de diversos países, que cantaram em coro os grandes sucessos do cantor, como “Morena”, “Abalo Emocional”, “Coração Cigano”, “Meio Termo”, “Dona”, “Clone”, “Parece”, “Ambiente Errado”, Tudo Que Você Quiser”, o último lançamento “Olho Marrom”, e muito mais. A apresentação contou ainda com a presença de nomes conhecidos que prestigiaram o artista: os jogadores João Pedro do Chelsea, acompanhado da esposa Khadije Skandar, e Martinelli ponta-esquerda do Arsenal ao lado de Isabella; além dos humoristas Júlio Cocielo, Victor Sarro e Fausto Carvalho, que se emocionaram com a energia do público e a grandiosidade do espetáculo, como também acompanharam em coro todo o repertório. Depois da apresentação, ele e os amigos foram ao luxuoso restaurante Novikov, que colocou hits do artista para tocar. Após passar por cidades como Paris (França) e Genebra (Suíça) — ambas com ingressos esgotados —, Luan encerra a turnê europeia em Londres reafirmando seu status como um dos maiores fenômenos da música brasileira e provando que o seu som ultrapassa fronteiras. Na quarta, o cantor retorna ao Brasil trazendo na bagagem mais uma trajetória marcada por recordes, aplausos e a certeza de que sua música segue conquistando o mundo. Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim Por Vitócia Miguez – Caldi Foto:gabrielporangaba
☕ Cafés especiais da Mantiqueira de Minas ganham destaque internacional com visita de compradores de 11 países
Agenda que antecede a Semana Internacional do Café (SIC) visa ampliar mercados para produtores da região em países da Ásia, Europa, América do Sul e América do Norte Entre os dias 1º e 4 de novembro, 14 compradores da América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa vão conhecer os produtos diferenciados e o processo de produção de cafés de alta qualidade na região da Mantiqueira de Minas, no Sul do estado. A agenda inclui visitas a propriedades nos municípios de Santa Rita do Sapucaí, Carmo de Minas e São Gonçalo do Sapucaí. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Sebrae, Sistema Faemg e Senar e, Espresso&CO, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam). A viagem será realizada poucos dias antes da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, um dos maiores eventos de toda a cadeia do café no mundo, que tem objetivo de conectar e gerar oportunidades, acesso a mercados, conhecimento e negócios para produtores, empreendedores e profissionais envolvidos na atividade cafeeira. Os compradores internacionais são comerciantes, torrefadores e donos de cafeterias dos seguintes países: Canadá, China, Chile, Indonésia, Peru, Coreia do Sul, Espanha, Portugal, Polônia, Tailândia e Singapura. O roteiro de visitas começa no domingo (2/11), em Santa Rita do Sapucaí; segue para Carmo de Minas no dia 3 e termina no dia 4, pela manhã, em São Gonçalo do Sapucaí. Representantes de cooperativas de produtores das três cidades – Cocarive, Coopervass e Cooperrita – e da Aprocam participam das agendas com os compradores internacionais. “A vinda dos compradores à Mantiqueira de Minas reforça o reconhecimento do café mineiro no cenário global e mostra como a união entre instituições e produtores pode gerar resultados concretos para toda a cadeia, inclusive com a expansão de mercados. A ação valoriza as regiões produtoras e favorece a aproximação com novos consumidores, que estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade, procedência e sustentabilidade”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. Região da Mantiqueira de Minas A Mantiqueira de Minas reúne cerca de 8 mil produtores de cafés e foi reconhecida com a Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), em 2012, e com a Denominação de Origem (DO), em 2020. “Essa conexão com compradores internacionais é muito importante e estratégica para a região, pois vamos mostrar um pouco do trabalho dos nossos produtores e das cooperativas. Temos um território rico, com uma cafeicultura de montanhas e grãos de excelente qualidade. Os compradores terão acesso a diversos perfis de cafés, desde os mais básicos até os mais complexos e microlotes”, destaca o presidente da Aprocam, Alessandro Hervaz. Identidade e origem Em um contexto em que qualidade e sustentabilidade são fatores decisivos para o consumidor, os cafés das regiões produtoras de Minas Gerais se consolidam como diferenciais competitivos para os produtores do estado. Apostar em grãos de alto padrão, manejo sustentável e processos de rastreabilidade permite que pequenos e médios cafeicultores ampliem sua presença em mercados nacionais e internacionais, conquistando maior visibilidade de seus produtos. “É nesse sentido que o Sebrae Minas desempenha papel estratégico, estimulando os produtores a investirem na melhoria da qualidade do café, no reconhecimento da identidade e origem produtora, na aproximação com instituições parceiras e na conexão com novos consumidores”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas. Nos últimos anos, as regiões produtoras de Minas Gerais ganharam visibilidade com a vinda de diversos compradores internacionais, em ações conjuntas que tiveram a participação do Sebrae Minas, Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Apex Brasil e CNA. Em 2018, a própria Mantiqueira de Minas recebeu empresários e torrefadores de café de Alemanha, Bulgária e Bélgica, com visitas a fazendas e participação em cuppings. Em 2023, a Região das Matas de Minas recebeu empresários com forte atuação na torrefação e no comércio de cafés vindos dos Estados Unidos, Espanha, Kuwait, Finlândia e Dinamarca. Eles visitaram propriedades de Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Manhumirim, Lajinha e Alto Caparaó, estimulando negócios e fazendo conexões com os cafeicultores locais. Compradores da Suécia, França, Finlândia, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Arábia Saudita, China, Índia, Moçambique, Polônia, Portugal, Rússia e Singapura visitaram o Cerrado Mineiro em duas ocasiões, em 2022 e 2023. O território foi o primeiro em Minas Gerais a receber a chancela de Denominação de Origem, em 2013. Segundo Marcelo de Souza e Silva, as diversas iniciativas realizadas no período fortalecem toda a cadeia produtiva do café. “Essa visibilidade internacional reflete não apenas o potencial do café mineiro, mas também o impacto das ações de gestão, inovação e acesso a mercados que têm ajudado produtores a reposicionarem seus negócios, com ênfase na qualidade e na origem”, reforça. Já para Caio Alonso Fontes, CEO da Espresso&CO, iniciativas como essa têm total sinergia com o propósito da SIC. “Nosso compromisso é criar oportunidades reais para quem produz. Essa aproximação com compradores internacionais consolida a SIC como ponto de encontro entre o produtor e o mercado, abrindo portas para novos contratos e relações comerciais duradouras, afirma Caio. A Semana Internacional do Café (SIC) é uma realização Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae e Governo do estado de Minas Gerais, com apoio institucional do Sistema Ocemg. Além de patrocínio diamante 3corações, patrocínio ouro Anysort, Sicoob e Senac em Minas e patrocínio bronze Yara, Nescafé e Café União. O evento é gratuito para Produtores Rurais (Código do Produtor exigido) e Profissionais do Setor (pessoas atuantes em empresas conectadas ao café; CNPJ exigido). Visitantes Gerais (futuros profissionais do mercado de café e grandes entusiastas) têm acesso por meio da compra de ingresso (R$ 150,00 para os três dias). E Consumidor Final (apaixonados pelo café) tem acesso disponível no dia 07/11 a partir da compra de ingresso (R$ 70,00). Se credencie e adquira seu ingresso aqui. Confira os releases das marcas expositoras presentes na SIC 2025 Sobre a Semana Internacional do Café (SIC) A Semana Internacional do Café (SIC) é uma das maiores feiras do mundo e o grande encontro de profissionais que tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do
Coração Nordestino: A Terra dos Sanfoneiros
Guilherme Dantas revela segredos da ‘Terra dos Sanfoneiros’ em documentário sobre a cultura nordestina Produção audiovisual, lançada nesta sexta-feira (31), mostra a tradição dos sanfoneiros na cidade de Dom Inocêncio (Piauí) TRAILER:https://www.youtube.com/shorts/2ocOj32r9RM O cantor, compositor e sanfoneiro cearense Guilherme Dantas lança nesta sexta-feira (31), às 18h, o documentário “Na Terra dos Sanfoneiros”. A produção está sendo publicada em duas partes no canal oficial do artista no YouTube. O projeto mergulha na tradição musical de Dom Inocêncio (Piauí), conhecida como A Terra dos Sanfoneiros. A cidade fica a cerca de 625 km de Teresina, no sul do estado, e mantém viva a cultura do forró e da sanfona, com 1 sanfoneiro a cada 35 habitantes. A tradição da sanfona em Dom Inocêncio começou há mais de 100 anos, com o músico Júlio Dias, o primeiro sanfoneiro da região. O ofício passou de geração em geração, chegando à família do Sandrinho do Acordeon. Entre os projetos da família está o “Acordes do Campestre”, que ensina crianças e jovens a tocar sanfona e preserva a cultura local. O documentário percorre a cidade e seus arredores, mostrando como a cultura da sanfona vem sendo transmitida de família em família. A produção também destaca o “Festival de Sanfona” de Dom Inocêncio, que reúne músicos de vários lugares do mundo e reforça o município como referência na tradição nordestina. Entre os depoimentos estão entrevistas com nomes consagrados como Epitácio Pessoa, que tocou ao lado de Luiz Gonzaga, Delphine (Madame Forró), Marquinhos Café e Sandrinho do Acordeon. Cada história revela diferentes perspectivas sobre a vida de um sanfoneiro: a solidão da estrada, a dedicação ao instrumento ou os ensinamentos passados de pais para filhos. O documentário é narrado pelo próprio Guilherme Dantas. O cantor, uma das apostas da Vybbe, celebra a força da música nordestina e a tradição da cidade como ferramenta de socialização e inclusão, a exemplo da representatividade de artistas com deficiência no cenário musical. Reconhecido como um dos compositores mais talentosos da atualidade, Guilherme já escreveu músicas que se tornaram hits nas vozes de Wesley Safadão e Gusttavo Lima. Agora, consolidado como intérprete, conquista cada vez mais fãs com carisma, identidade e talento inconfundível. “Este documentário é um convite para conhecer não apenas a sanfona, mas a alma de Dom Inocêncio. Cada sanfoneiro carrega uma história única, e é isso que queremos compartilhar com o público!”, destaca Guilherme. O documentário “Na Terra dos Sanfoneiros” pode ser visto em duas partes, a partir desta quinta-feira (23), exclusivamente no canal oficial de Guilherme Dantas no YouTube. Sobre Guilherme Dantas Cantor, compositor e sanfoneiro, o cearense Guilherme Dantas diz que enxerga com os olhos do coração. Com deficiência visual desde que nasceu, ele iniciou, aos 4 anos, sua conexão com a música de forma instintiva, dominando o teclado por ouvido. Sua habilidade o levou a conquistar múltiplos prêmios em concursos e a desenvolver sua vocação como instrumentista, com destaque para sua maestria na sanfona. Em 2007, Guilherme recebeu uma bolsa para estudar no Souza Lima, o maior conservatório de música da América Latina, localizado em São Paulo. Na capital paulista, aprimorou seus conhecimentos no piano e explorou diferentes vertentes artísticas. Não demorou para que convites para estudar no exterior surgissem, mas Dantas escolheu voltar para o Ceará para se dedicar a sua verdadeira paixão: o forró. Desde então, suas composições ganharam reconhecimento, marcando presença nos repertórios de artistas consagrados como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Mano Walter e Xand Avião. Em 2024, Guilherme Dantas assinou contrato com a Vybbe, renomada empresa de gerenciamento de carreiras, marcando o início de uma nova fase em sua trajetória artística. Seu primeiro DVD, intitulado “Prazer, Guilherme Dantas”, conta com participações especiais de Xand Avião, Tarcísio do Acordeon e Dorgival Danta, além de ser o primeiro projeto audiovisual de forró que conta com audiodescrição. Entre os lançamentos recentes de 2025, o artista tem trabalhado a série de EPs “Como Seria”, na qual resgata grandes sucessos do forró e outros ritmos nordestinos em novos medleys. O projeto reúne releituras de músicas que marcaram gerações, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura nordestina e o diálogo entre tradição e modernidade. Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim Foto: Divulgação – Doc. “Na Terra dos Sanfoneiros” Vídeo : Divulgação – Doc. “Na Terra dos Sanfoneiros” Por –Silvio Júnior – Novità Comunicação Estratégica
João Gomes surpreende fãs com participação de Dorgival Dantas em novo projeto audiovisua
O poeta levou sucessos do forró ao palco dos Arcos da Lapa, em uma parceria marcada por emoção e amizade O cantor e compositor Dorgival Dantas, um dos maiores nomes da história do forró, foi um dos convidados especiais do projeto audiovisual de João Gomes, gravado na noite do último sábado (26), no Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Durante a apresentação, os dois dividiram o palco na música “Porquê”, e João ainda aproveitou a presença do Norte rio grandense para relembrar alguns dos maiores clássicos de Dorgival, como “Você Não Vale Nada”, “Destá” e “Coração”. “Foi um dia incrível. Levar o nosso forró para todos os cantos do Brasil é maravilhoso. João é um menino batalhador, humilde e merece toda essa conquista. Que Deus abençoe demais”, declarou Dorgival Dantas. A parceria entre os artistas vem se fortalecendo ao longo do ano. Os dois já haviam se encontrado no projeto de Taty Girl, depois João participou da gravação do DVD Raízes de Dorgival Dantas, e agora foi a vez do potiguar retribuir a participação no projeto de João Gomes. O encontro no Rio de Janeiro reforça o elo entre gerações do forró e celebra a valorização da música nordestina no cenário nacional. Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim Por Raphael Nascimento
Gretchen fala sobre harmonização facial, alopecia e amor no The Noite: “Já falaram mal, falaram bem e agora estão falando muito bem”
Um dos maiores ícones da cultura pop brasileira, artista se apresenta ao lado do marido, Esdras de Souza, comenta autocuidado e revela novos projetos musicais no programa desta segunda-feira (27) Ícone da música, da TV e também das redes sociais, Gretchen é a convidada especial do The Noite com Danilo Gentili desta segunda-feira, 27 de outubro. Carismática e autêntica como sempre, a eterna rainha do rebolado mostrou que continua se reinventando, seja nos palcos, na internet ou na vida pessoal. Ao lado do marido, o músico Esdras de Souza, com quem está casada há cinco anos, ela toca, canta, dá risada e fala abertamente sobre estética, saúde e amor. Gretchen comenta os procedimentos estéticos que têm gerado comentários nas redes sociais, incluindo uma nova harmonização facial e um tratamento nos glúteos. “Já falaram mal, falaram bem e agora estão falando muito bem”, brincou a cantora. “Todo mundo acha que eu estou usando filtro nas redes sociais. No começo me incomodava, todo mundo se incomoda quando é criticado por uma coisa que não é verdade”, completa. Com bom humor, ela explica que enxerga os cuidados estéticos como parte do autocuidado e comenta a respeito da propaganda que fez do filme ‘A Substância’, da HBO Max. “Acho que temos que tratar desses assuntos sérios com leveza, porque tem gente que sofre com isso. Por exemplo, eu tenho alopecia. Não tenho mais cabelo, principalmente na parte da frente.” O bate-papo também terá espaço para o amor. Gretchen conta como conheceu Esdras, com quem divide o palco e a vida. “Fui convidada pela Fafá de Belém para conhecer o Círio de Nazaré, mas ela me pediu que, antes, no show dela, eu cantasse com a banda. Fui ao ensaio às nove da manhã, me sentei ao lado do saxofonista e falei para a minha irmã: ‘Eu vou casar com esse homem’. Foi uma coisa inexplicável.” Hoje, o casal vive entre Portugal e Belém do Pará e segue celebrando a união dentro e fora dos palcos. “O que me chamou a atenção nele foi a educação, o carinho, o modo de conversar e de ser comigo como homem. Passei por muitas coisas: tive muitos relacionamentos frustrados, sofri violência doméstica… foi muito difícil. Às vezes eu entrava no banheiro do avião, trancava a porta, chorava e dizia: ‘Deus, tem milhões de homens nesse mundo, e eu só quero um que me trate bem, que seja honesto, sincero, fiel’. Eu não aguentava mais ser traída, maltratada.” Gretchen e Esdras ainda falaram sobre o projeto musical que vêm desenvolvendo juntos. “Esse projeto é internacional, de música eletrônica com música ao vivo. Fazemos o meu show; ele refez os arranjos das músicas mais importantes e de alguns covers que eu canto. Ele cria novos arranjos de saxofone, e nós nos apresentamos no Brasil e na Europa”, finaliza. O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h15. Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim Por Fernando ahuvia @sbt Foto: (Lourival Ribeiro/SBT)
O som que emociona: Orquestra Tom Jobim celebra o piano como protagonista da música nacional
Concertos no MASP e na Sala São Paulo, nos dias 01 e 02 de novembro, apresentam uma viagem sonora pela riqueza rítmica e melódica do país, com participação do pianista Paulo Braga; repertório inclui obras de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Milton Nascimento, Egberto Gismonti, César Camargo Mariano e do próprio Braga A Orquestra Tom Jobim, grupo ligado à Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, apresenta no MASP e na Sala São Paulo, nos dias 01 e 02 de novembro, às 18h e às 11h, respectivamente, o concerto Piano Brasileiro. No MASP, os ingressos variam entre R$ 26 (meia) e R$ 52 (inteira), já na Sala São Paulo a entrada é gratuita. Sob a regência de Nelson Ayres e Tiago Costa, o programa valoriza a importância do piano na música brasileira e conduz o público a uma viagem sonora pela riqueza rítmica e melódica do país. As apresentações terão participação do pianista Paulo Braga, com repertório que une tradição e inovação, lirismo e virtuosismo, celebrando o piano como expressão viva da identidade musical nacional. Com arranjos especialmente produzidos para a Orquestra Tom Jobim, o programa abre com as peças Suíte Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento, e Corta Jaca, de Chiquinha Gonzaga. Após, serão interpretadas composições de Paulo Braga, como Nhonhô da Butica, Cabeça de Melão e Ô Lugar!. Na sequência, o grupo executa as obras Apanhei-te Cavaquinho, de Ernesto Nazareth, Sete Anéis, de Egberto Gismonti e Yatra-Tá, de Tânia Maria. Os concertos serão encerrados com Camundongas, de Laércio de Freitas e Samambaia, de César Camargo Mariano. SERVIÇO ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM Piano Brasileiro Orquestra Jovem Tom Jobim Nelson Ayres, regência Tiago Costa, regência Paulo Braga, piano MILTON NASCIMENTO (1942 -) Suíte Milagre dos Peixes [arr. Nelson Ayres] – 6′ CHIQUINHA GONZAGA (1847 – 1935) Corta Jaca [arr. Tiago Costa] – 5’ PAULO BRAGA (1963-) Nhonhô da Butica [arr. Tiago Costa] – 6’ PAULO BRAGA (1963-) Cabeça de Melão [arr. Nelson Ayres] – 6’ PAULO BRAGA (1963-) Ô Lugar! [arr. Nelson Ayres] – 5’ ERNESTO NAZARETH (1863 – 1934) Apanhei-te Cavaquinho [arr. Tiago Costa] – 4’ EGBERTO GISMONTI (1947 -) Sete Anéis [arr. Rodrigo Morte] – 5’ TÂNIA MARIA (1948 -) Yatra-Tá [arr. Tiago Costa] – 4’ LAÉRCIO DE FREITAS (1941 – 2024) Camundongas [arr. Tiago Costa] – 4’ CÉSAR CAMARGO MARIANO (1943 -) Samambaia [arr. Nelson Ayres] – 4’ Concertos: 01 de novembro, sábado, 18h, MASP (auditório) Ingressos: R$ 26 (meia) e R$ 52 (inteira) 02 de novembro, domingo, 11h, Sala São Paulo Entrada franca Duração: 1h30min Classificação Livre *** Nelson Ayres, regência Iniciou seus estudos musicais com Paul Urbach entre os anos de 1959 e 1962. Foi aluno ainda de Luís Schiavo (1963-1965) e Conrad Bernhard (1966-1967). Sendo professor e diretor do Centro de Desenvolvimento Artístico, de São Paulo, de 1966 a 1969. No mesmo ano, fez o curso de regência com Diogo Pacheco e viajou para os EUA para estudar na Berklee School of Music (Boston), sendo o primeiro brasileiro a receber bolsa para a renomada escola de música. Ainda nos Estados Unidos, estudou piano com Margareth Chaloff e composição com John Adams. Em 1985, foi co-realizador do “Projeto Prisma” (disco e show) com César Camargo Mariano, realizando turnês de dois anos pelo Brasil. Em 1985, a convite de César Camargo Mariano, participou do projeto Prisma. Sete anos depois, o pianista assumiu a regência e a direção artística da Orquestra Jazz Sinfônica, função que ocupou por nove anos. Tiago Costa, regência Pianista, compositor e arranjador vêm transitando entre a música instrumental, a canção e a música orquestral. Ganhou destaque como arranjador e teve suas peças gravadas dentro e fora do Brasil com obras registradas pela OSESP e Orquestra Jazz Sinfônica. Trabalhou ao lado de inúmeros artistas de primeira grandeza da música brasileira como Maria Rita, Zizi Possi, Chico Pinheiro, Gilberto Gil, Ivan Lins e Monica Salmaso, tendo já se apresentado nos cinco continentes. ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM Dedicada especialmente à música popular brasileira orquestral, a Orquestra Jovem Tom Jobim tem uma sonoridade particular. Ao mesmo tempo em que se insere na tradição das orquestras de rádio e TV, também tem características muito peculiares e recentes. Além do jogo de cintura e polivalência dos grupos de antigamente, a Tom Jobim tem uma face contemporânea, fruto de um repertório formado majoritariamente por arranjos concebidos especialmente para o grupo. No palco, alia-se a potência e expressividade de uma orquestra sinfônica (com naipes de cordas, madeiras e metais), à força e energia da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão). Dessa união, carregada de vitalidade, resulta um som distinto, uma pronúncia tipicamente brasileira da música de concerto. Criado em 2001, durante o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o grupo de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, possibilita vivência orquestral erudita e popular aos bolsistas, por meio do resgate de obras tradicionais de grandes compositores nacionais, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, além de pesquisa e experimentação musical. Toda sua programação, da escolha de repertório à dinâmica de ensaios, é realizada pensando na formação dos bolsistas. Os jovens músicos ensaiam e se apresentam com os solistas convidados, e usufruem de um rico intercâmbio de conhecimentos e vivências. A experiência completa – ensaios de alta intensidade, aulas com convidados que são referência em sua área, e exploração de um repertório versátil e inovador – proporcionam aos jovens músicos não apenas um aprimoramento técnico e estilístico, mas um conhecimento profundo do fazer musical. ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – EMESP TOM JOBIM Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente cerca de 2.000 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2024, a EMESP Tom Jobim







