#SpanishCineDay: Sessão gratuita de cinema acontece em várias unidades do Instituto Cervantes em todo o mundo
Em São Paulo exibição de “Morte de um ciclista” será no dia 06 de outubro
No dia 6 de outubro o Instituto Cervantes de São Paulo celebra a segunda edição do projeto Dia do Cinema Espanhol, um evento que acontece em várias unidades da instituição em todo o mundo.
O #SpanishCineDay é uma forma coletiva de reivindicar o peso e a importância do cinema espanhol como patrimônio cultural e gerador de uma identidade e imaginário comum.
Como parte deste evento, o Instituto Cervantes de São Paulo apresenta a coprodução hispano-italiana Morte de um ciclista, escrita e dirigida por Juan Antonio Bardem em 1955. Cineasta essencial para a compreensão da Espanha do século XX, ele faz uma interessante crônica da classe média espanhola neste filme histórico por meio do retrato de um casal de amantes que assume posições muito diferentes diante do clima social que os rodeia.
Estrelado por dois grandes nomes do cinema, Alberto Closas e a italiana Lucía Bosé, Morte de um ciclista continua mantendo intacta sua leitura crítica e a honra do cinema de um autor em estado de graça
Sinopse: Após atropelar acidentalmente um ciclista na estrada, Juan e María José decidem abandoná-lo e esconder o crime. Se fosse revelado que eles estavam juntos no carro também poderia descobrir seu caso extraconjugal. Ambos entram em uma espiral de medo e culpa que ameaçará uma vida de prosperidade e privilégio.
Morte de um ciclista (‘Muerte de un ciclista’)
Espanha/Itália, 1955, Fic, P&B, 88’, M/12.
Elenco: Lucia Bosé, Alberto Closas. Realização: Juan Antonio Bardem.
Argumento: Juan Antonio Bardem, Luis Fernando de Igoa.
Direção: Juan Antonio Bardem
Fotografia: Alfredo Fraile. Montagem: Margarita de Ochoa.
Produção: Manuel J. Goyanes. Música: Isidro B. Maiztegui.
Serviços:
Filme: Morte de um ciclista
Quando: 06 de outubro às 14h
Onde: Instituto Cervantes de São Paulo, 2439
Quanto: Grátis
Para saber mais acesse: https://saopaulo.cervantes.es/
Da Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim
Por Iara Filardi