Com aula presencial ou online, pais devem estar atentos à qualidade do lanche no período escolar
Especialista afirma que devem ser evitados ingredientes processados e deve ser dada prioridade para alimentos que contenham carboidratos (de preferência, os integrais), frutas e leite e seus derivados
Após passar 2020 longe das salas de aulas por conta da pandemia do novo coronavírus, escolas por todo o país já começam a planejar a retomada gradual das aulas presenciais. Em Goiás, por exemplo, as aulas presenciais devem ser em sistema de rodízio e com ocupação de 30% da capacidade das escolas. Mas seja no modo presencial ou online, os pais precisam dar uma atenção especial à alimentação dos filhos durante o período escolar.
De acordo com a nutricionista Amanda Cristina Motter, um lanche saudável e completo deve ser composto por três grupos de alimentos: os carboidratos, de preferência os integrais como aveia, granola ou pão integral; as frutas, preferencialmente as da estação; e o leite e seus derivados ou outros alimentos que são fonte de proteína, como ovos.
“O leite, por exemplo, faz parte dos lanches e deve ser incluído nas pequenas refeições ou substituído por queijos, requeijão, iogurtes naturais ou ovos. Serve como fonte de proteína, vitaminas e minerais”, destaca a nutricionista, que foi convidada pelo grupo Marajoara Laticínios a contribuir com sugestão de receitas saudáveis para os usuários da marca.
Ela ainda afirma que se deve evitar alimentos processados ou ultraprocessados. “Alimentos como salgados fritos, pizzas, quitandas em geral, refrigerantes, sucos artificiais (caixinha ou de pó), salgadinhos de pacote, embutidos como presunto, salsicha, bolachas recheadas e guloseimas não devem fazer parte do cardápio dos lanches”, destaca Motter. “Deve-se dar preferência às frutas, saladas de frutas, pão integral, sanduíche natural, sucos naturais da própria fruta ou da polpa, chás, leite batido com frutas, iogurte natural com castanhas, aveia ou granola”, completa a nutricionista.
Conheça a seguir uma dica de receita dada pela nutricionista Amanda Motter. Para incentivar a criançada a ter uma alimentação saudável nesta volta à aulas, o prato traz um nome bem sugestivo, confira:
Torta do Hulck
Ingredientes:
2 xícaras de leite Marajoara;
2 xícaras de farinha de trigo integral;
1/2 xícara de óleo;
1 colher de fermento em pó;
2 ovos;
1 folha de couve grande ou espinafre a gosto;
Sal a gosto;
Queijo ralado a gosto.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje metade da massa em uma assadeira. Junte o recheio de sua preferência (ervilha, cenoura, abobrinha, queijo branco cortados em cubos, temperados com orégano e cheiro verde, por exemplo). Adicione o restante da massa. Asse a 180º por 30 minutos.
Dica: cortar em pedaços e congelar para ser consumida em lanches posteriores.