Reaproveitamento de alimentos: dicas e receitas para diminuir o desperdício em restaurantes
Equipe de especialistas da Ajinomoto® Food Service lista medidas e indica receitas versáteis para reaproveitar alimentos
São Paulo, março de 2021 – O Brasil é um dos dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo. De acordo com pesquisas realizadas pelo World Resources Institute (WRI), 15% do desperdício de alimentos no País vêm dos restaurantes. Dados globais apontam que estabelecimentos de alimentação desperdiçam aproximadamente 11,3% dos alimentos. Esses dados incentivam a reflexão sobre a forma como os ingredientes são utilizados na operação de restaurantes e ainda há a questão do período de adversidade econômica que o País enfrenta.
A alta dos preços dos alimentos assusta e prejudica o negócio, que já passa pelas dificuldades de se adaptar e se reinventar durante a retomada das atividades. Para ajudar no enfrentamento deste período de crise, a equipe de especialistas da Ajinomoto® Food Service preparou uma lista de medidas essenciais para que o profissional de alimentação fora do lar possa ter um melhor aproveitamento dos alimentos.
• Use os alimentos de forma integral
Cascas e talos de legumes e verduras rendem sopas e também podem ser utilizados na finalização de pratos, como o talo da couve que, se cortado em fatias finas, se torna um detalhe de bom gosto na omelete. Cascas de frutas são ótimos ingredientes para sucos, e os bagaços são muito apropriados para bolos e doces. Procure a forma correta de filetar peixes e carnes para não perder aparas próprias para uso. Até mesmo a água do cozimento de legumes, como beterraba, cenoura e batata, rica em vitaminas, pode ser reaproveitada para o preparo de purês e arrozes.
• Priorize o uso dos ingredientes comprados há mais tempo
A organização do estoque do restaurante é essencial para que os produtos não se percam. Sempre mantenha os alimentos comprados há mais tempo na frente dos recém-comprados, e não se esqueça de etiquetar com as devidas datas tudo o que for retirado da embalagem original, além dos produtos frescos.
• Prefira alimentos menos perecíveis
Outra maneira de reduzir o desperdício e economizar na hora das compras é optar por ingredientes menos perecíveis, como os produtos Ajinomoto® Food Service, que garantem praticidade e agilidade na operação, e não são afetados pela alta variação de preços e pela incerteza dos períodos de safras. Produtos menos perecíveis ainda contribuem para a sustentabilidade do estoque. Em momentos de restrição do comércio, ingredientes com maior vencimento ajudam a reduzir o prejuízo com a perda de estoques.
• Opte por receitas versáteis
Faça mais com menos. Repense o cardápio de forma a ter mais receitas com a mesma base e outros ingredientes em comum. Desta maneira, na hora das compras, é possível adquirir menos produtos e oferecer diversas opções de pratos aos clientes. Essa é uma alternativa que possibilita o aumento do lucro, e ainda melhora a sustentabilidade do restaurante. Produtos como os Caldos e Temperos SAZÓN® Profissional, Extrato de Tomate Ajinomoto® e o realçador de sabor AJI-NO-MOTO® são opções financeiramente vantajosas, pois se adequam aos mais variados pratos e rendem muito.
Além das dicas, a equipe de profissionais de nutrição da Ajinomoto® Food Service preparou receitas versáteis para colocar em prática as medidas de reaproveitamento dos alimentos. Para mais informações, receitas e suporte para o seu negócio, acesse o site www.ajinomotofoodservice.com.
Sugestões de receitas:
ARROZ CREMOSO MADEIRA
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 15min
Elaboração: Ajinomoto® Food Service
Ingrediente
Manteiga sem sal
Cebola picada 1 unidade grande 200 g
Alho picado 4 dentes 12 g
Champignon fatiado 3 xícaras (chá) 400 g
Carne bovina cozida e desfiada 3 xícaras (chá) 300 g
Vinho tinto seco
Água 3 xícaras (chá) 600 ml
Molho Escuro Demi-Glace Ajinomoto® 6 colheres (sopa) 60 g
Arroz cozido 4 xícaras (chá) 600 g
Cheiro-verde picado 2 colheres (sopa) 10 g
MODO DE PREPARO:
1. Em uma panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até que a cebola fique transparente. Adicione o cogumelo e refogue por mais 3 minutos, ou até dourar. Acrescente a carne e misture.
2. Junte o vinho e 500 ml da água, e cozinhe por 2 minutos, ou até levantar fervura. Acrescente o Molho Escuro Demi-Glace Ajinomoto®, previamente dissolvido no restante da água, misture e deixe cozinhar por mais 3 minutos.
3. Junte o arroz, misture, deixe cozinhar por 1 minuto, ou até que o arroz esteja todo envolvido.
4. Retire do fogo, salpique o cheiro-verde e sirva em seguida.
Dica: reaproveite carne e arroz cozidos nesta receita para evitar o desperdício.
SOPA CREME DE FOLHAS E TALOS
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 40min
Elaboração: Ajinomoto® Food Service
Ingrediente
Manteiga sem sal
Cebola picada
Batata pré-cozida, cortada em cubos 2 e meia unidades 625 g
grandes
Folhas e talos de couve-flor picados 2 xícaras (chá) 200 g
Folhas e talos de brócolis picados 3 xícaras (chá) 240 g
Caldo SAZÓN® Profissional Legumes 1 colher (sopa) 20 g
Pimenta-do-reino moída ¼ colher (chá) 1 g
Água quente 1 L
Creme de leite (sem soro) 1 xícara (chá) 200 g
Queijo parmesão ralado 1 xícara (chá) 100 g
MODO DE PREPARO:
1. Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Acrescente a batata, as folhas e talos de couve-flor e de brócolis, e refogue por mais 5 minutos.
2. Adicione o Caldo SAZÓN® Profissional e a pimenta, previamente dissolvidos na água quente, e misture.
3. Ao levantar fervura, abaixe o fogo, adicione o creme de leite e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
4. Transfira para o copo do liquidificador e bata em velocidade média por 3 minutos, ou até ficar homogênea. Polvilhe com o queijo ralado e sirva em seguida.
Dica: sirva acompanhado de torradas.
SALPICÃO DE PERU
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 30 min
Elaboração: Ajinomoto® Food Service
Ingrediente
Repolho cortado em tiras meia unidade média 300 g
Cenoura ralada
Salsão cortado em cubos 1 talo 50 g
Peito de peru cozido e desfiado 1 unidade, pequena 400g
(tipo bolinha)
Azeite de Oliva Extra Virgem 1 colher (sopa) 15 ml
TERRANO™
Sal 1 colher (chá) 5 g
AJI-NO-MOTO® 1 colher (chá) 4 g
Maionese
Mandioquinha ralada 3 unidades médias 400 g
MODO DE PREPARO:
1. Em um bowl grande, coloque o repolho, a cenoura, o salsão, o peito de peru, o Azeite TERRANO™, o sal, o AJI-NO-MOTO® e a maionese, e misture até ficar homogêneo. Transfira para uma GN ½, cubra com filme-plástico e reserve na geladeira.
2. Coloque a mandioquinha em uma peneira e lave em água corrente até a água sair transparente. Esprema com as mãos e espalhe a mandioquinha ralada entre dois panos descartáveis. Deixe descansar por 1 hora, ou até secar bem.
3. Frite em imersão, em óleo quente, por 2 minutos, ou até ficar dourada e crocante.
4. Espalhe sobre o salpicão e sirva em seguida.
Dica: Substitua o peito de peru por frango defumado.
Sobre a área de Food Service
A área oferece um mix de produtos versáteis e práticos de alta performance em rendimento e rentabilidade, destinados a estabelecimentos voltados à alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, hotéis, padarias etc. Entre os produtos estão o realçador de sabor AJI-NO-MOTO®, os temperos HONDASHI®, SABOR A MI®, AJI-SAL®, Tempero e Caldo SAZÓN® Profissional, molhos branco bechamel e escuro demi-glace, amaciante de carne, molho e extrato de tomate, creme de cebola, Satis!™ molho shoyu, azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e azeite de oliva tipo único TERRANO™ (ambos disponíveis também para o varejo), condimento preparado HARMONIX-F® e purê de batatas instantâneo. Confira o portfólio completo de produtos, dicas de receitas para variar seu cardápio e outras soluções no site www.ajinomotofoodservice.com.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, além dos produtos da marca Satis!®, que incluem molho shoyu e as linhas Tempera e Empana, Tempera e Dá Molho e Tempera e Dá Liga. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, multinacional japonesa com sede em Tóquio, é referência mundial em aminoácidos. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,4 bilhões no ano fiscal de 2019. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
Redação Nordestinos Paulistanos
Por Race Comunicação