ONG Amigos do Bem:Eleita a melhor ONG do país, prêmio concedido pelo Instituto Doar e de maior relevância do terceiro setor, a Amigos do Bem realiza um trabalho nos sertões de Alagoas, Ceará e Pernambuco e impacta 75 mil pessoas por mês promovendo o desenvolvimento de mais de 140 povoados isolados no Nordeste.
A instituição nasceu em 1993 e realiza projetos contínuos de educação, trabalho e renda, água, moradia e saúde. Hoje, mais de 25 milhões vivem em estado de extrema pobreza, por conta das condições climáticas (altas temperaturas e seca), e com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil.
Neste ano, desde o início da pandemia, foi acionado o Plano de Ação Emergencial da Instituição. Mais de 1 milhão de pessoas de 300 povoados foram beneficiadas com: 172 mil Cestas Básicas para famílias do Sertão; abastecimento de 352 milhões de litros de água distribuídos; 180 mil atividades pedagógicas entregues para as crianças nas comunidades; 387 mil kits de higiene nos povoados; e apoio aos hospitais locais com insumos e equipamentos.
Principais realizações do projeto:
- 75 mil pessoas atendidas mensalmente de forma contínua;
- 140 povoados atendidos todos os meses;
- 10 mil crianças e jovens nos 4 Centros de Transformação;
- 180 mil refeições servidas todo mês para as crianças dos Centros de Transformação;
- 1.100 empregos gerados no sertão (Plantações, Fábrica de Beneficiamento de Castanha de Caju, Oficinas de Costura e Artesanato, Fábrica de Doces e Mel e Educadores e postos administrativos);
- 10.300 voluntários ativos;
- 123 cisternas para levar água à população;
- 50 poços artesianos perfurados;
- Mais de 540 casas construídas;
- Mais de 187 mil atendimentos médicos e odontológicos no último ano;
- Mais de 500 bolsas de estudo para faculdade;
- Mais de 845 milhões de litros de água distribuídos por ano.
Por Claudia Florêncio ( WPB Comunicação)
Edição: Leanderson Amorim ( Nordestinos Paulistanos )