Com patrocínio do McDonald’s, a nova quadra com previsão de entrega em fevereiro beneficiará 500 crianças e adolescentes
O patrocínio do McDonald’s permitirá a entrega de uma quadra poliesportiva do projeto Brincando na Quadra. Com as obras iniciando em 27 de janeiro e entrega programada para a primeira quinzena de fevereiro, a iniciativa comandada pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura chega ao Clube da Comunidade (CDC) na comunidade do Jardim Malia – conhecido como Campo do Danúbio -, no distrito de Capela do Socorro, na cidade de São Paulo.
Com intuito de democratizar o acesso ao esporte, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura criou o projeto Brincando na Quadra para, junto com seus mantenedores, implementar melhorias em quadra de associações, comunidades ou escolas. No caso do CDC – Jardim Malia, o Brincando na Quadra realizou o mapeamento e levantamento das condições da quadra e propôs a implementação das melhorias ao McDonald’s, que entrou com patrocínio por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal. Em 2025, há a previsão de outra inauguração patrocinada pela marca na cidade de São Paulo.
“Segundo dados do último Censo Escolar, realizado em 2023, apenas 36% das escolas públicas no Brasil oferecem quadras para a prática de educação física dos alunos, um dado muito alarmante, pois mostra que as crianças não possuem espaço propício para atividades esportivas. Sabemos o quanto o esporte é importante para o desenvolvimento de habilidades individuais e de socialização de crianças e jovens e isso que queremos proporcionar à comunidade do Jardim Malia e em tantas outras localidades carentes no país, por meio de apoio de empresas conscientes como o McDonald’s”, comenta Bruno Wellington, presidente da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.
Nova quadra e oficinas de esportes no CDC – Jardim Malia
A reforma é realizada com a contratação da equipe da comunidade e terá a aplicação de piso especial para a prática esportiva com plástico polipropileno copolimerizado e autodrenante, que evita poças na superfície de jogo, reduz a irradiação de calor do piso em 50% e com sistema de amortecimento do impacto 20% maior do que os pisos tradicionais, reduzindo os riscos de lesão por queda.
Após a cerimônia de entrega em fevereiro, a quadra estará liberada para uso dos moradores do Jardim Malia. Mas, a partir da segunda quinzena de março, a comunidade recebe oficinas de iniciação esportiva em basquete, futsal, handebol e vôlei durante dois meses por educadores físicos contratados pelo Brincando na Quadra e despertando no público infantil (de 6 a 14 anos) o interesse pelo esporte. Ao total, as oficinas vão atender 500 crianças e adolescentes. Ao final das oficinas, será realizada uma competição esportiva entre os alunos participantes para garantir essa vivência e, posteriormente, os materiais utilizados serão doados à comunidade para manter a prática das atividades.
Entregas do Brincando na Quadra
Até o final de 2025, o projeto Brincando na Quadra terá entregue 20 quadras poliesportivas novas, contando reformas ou instalações em todo o Brasil.
A quadra do Jardim Malia é a quinta na lista. Antes dela, já foram entregues novos espaços para crianças e adolescentes de Monte Santo, na Bahia; em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo; em Catalão, em Goiás; e em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Após a entrega na Capela do Socorro, até o fim de fevereiro o Brincando na Quadra apresenta nova quadra em Curitiba, no bairro do Tatuquara.
Serviço:
Reforma da Quadra – Projeto Brincando na Quadra McDonald’s
Início: 27 de janeiro
Entrega: primeira quinzena de fevereiro
Local: Clube da Comunidade (CDC) – Jardim Malia
Endereço: Travessa Rúbens Tavares da Costa, 10 – Jardim Reimberg, São Paulo – SP
SOBRE O BRINCANDO NA QUADRA
O projeto Brincando na Quadra nasceu em 2024 para oferecer mais acesso ao esporte por todo o país, já que mais da metade das crianças e adolescentes não possuem uma quadra para a prática de atividades físicas.
Criado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, o projeto reforma espaços poliesportivos, possibilitando que comunidades carentes em todo o Brasil tenham vivências esportivas em estrutura adequada. Na sequência, o Brincando na Quadra proporciona a iniciação das crianças e adolescentes nas modalidades esportivas de basquete, futsal, handebol e vôlei por meio de oficinas esportivas, ministradas por profissionais qualificados, durante dois meses após a entrega da quadra reformada. Após o período, todo o material utilizado é doado à comunidade.
Com o mapeamento realizado junto à Prefeitura, comunidades ou associações, já foram realizadas a instalação de quadras poliesportivas em Monte Santo (BA), São João da Boa Vista (SP), Catalão (GO) e Montenegro (RS) beneficiando mais de duas mil crianças e adolescentes. Número que crescerá, tendo em vista que, até o final de 2025, serão 20 espaços entregues.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO FÁBRICA DE SAÚDE, ESPORTE E CULTURA
Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social. Após realização de estudos sobre necessidades variadas das comunidades, a Associação desenvolve projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social, que já beneficiaram cerca de 210 mil pessoas pelo país. São alguns deles: Atletas do Judô, que oferece aulas gratuitas da modalidade para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos; Cantinho da Leitura, que reformula espaços públicos, criando ambientes acolhedores, lúdicos e bem estruturados; Pedala Tour, criado para incentivar a adoção de hábitos saudáveis e proporcionar momentos de lazer e união para a comunidade; Eco Fashion, que oferece capacitação profissional para pessoas com idade a partir de 16 anos, com o intuito de proporcionar novas possibilidades de geração de renda para cidadãos em situação de vulnerabilidade social, além de auxiliar entidades assistenciais de municípios brasileiros, entre muitos outros.
As ações da Fábrica nas diversas cidades do Brasil, oferece a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
SOBRE ARCOS DORADOS
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 95.000 funcionários (dados de 30/09/2023). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim
Por Gustavo Sandin
Foto:Divulgação Brincando-na-Quadra—Inauguracao-SJBV-20